sábado, 11 de abril de 2009

O EXERCÍCIO DO OFÍCIO




6.
PRIMEIRO. De folhas
se compara a rosa
incolor da tua nudez
Depressa alcançarei
a missão textura antiga




7.
SEGUNDO. Neste aqui posto
Secundário ou perto
não me abraçarás
jamais




8.
TERCEIRO. Muito
de mel e com trigo
posto
e dado
e o sorriso, ambiquerido




9.
GERALMENTE
me tens ao céu posto
aíndo sobre a nave
do teu seio




10.
SECO. Não. Ninguém
ou/e nada
me calará
por sobre o muro das
lamentáveis consideração




11.
TRIO. Sou nada
sonata de secreto
tilintar
Cala-me a calma em
conforme sou
rima




12.
4 termo n
que queres?
Não pararás junto
à melhor fonte solitária




13.
UM. Unicamente
delido e sósou
neste meu quarto
passo




14.
DOIS. É preciso
dizer
e fazer
calmamente pensar
e dar-me




15.
TRÊS. Há tempo
querida
que eu quero escolher-te
entre os compatíveis
depois




16.
NAUS. Não velejarás
por viajar
não velejarás
entre as paredes más




17.
PÓ. De tal
viverás
e renascerás
fênix




18.
CAIXA. Não na abertura
porém no vácuo
entegarás o cimentado
serviço de freiras




19.
CALMAMENTE. Sentes
que é peciso assumir
o que sentes




20.
Não. Não escreverás um
só texto
mas o que for dito
e luminoso
como um salto de sapato
sapo




21.
SEGUNDO. O que
de que
ao qual pertences
te engole




22.
TERCEIRO. Do ser
precisavas no
que estavas fazendo
Perto de ti nada
podes fazer




23.
QUARTO. Mastigação
poroso
precipício pavor
pítico lavado
Sinto
paro




24.
QUINTO. Deixa de
lastimação
que amanhã
não acordaras




25.
SEXTO. Por perto
ronda o céu
aberto
que é necessidade ao
heróico fugir




26.
SÉTIMO. Nunca mais
pomos os olhos no
que tua pena
aceleraste




27.
OITAVO. Pinta o que
escrevo
e a palavra
pinta. Não a palavra
isto de aparição




28.
NONO. É preciso negar
que o real
desvelará. Quando
não me amares
perdoarás sem repouso




29.
DÉCIMO. Esta página
tomada
como está
é perto
do que estou a pedir




30.
ONZE. Casamos
nossa paz
com tua dor




31.
DOZE. Mais e mais
o que há são portas
para o pouco
das palavas




32.
FIM. O que
não chegou
faltará depois




33.
POST-SCRIPTUM. Nau viajemos
irmão
nossas profundas
comemorações. Na
partitura do ver
não experimentemos




34.
NESSA FONTE
solitária
paremos nossas
meditações




35.
SUAS CLARAS
fáceis águas
ouçamos
Com benesses d' água




36.
NESSA NOITE
dessa fonte
desse lado
nesse sentido
passa o perdido




37.
SUAS ÁGUAS
frias idas
escorridas
suas águas
magoadas




38.
MÍSTICO LIRISMO
te chamo
místico lirismo
vejo-te assim




39.
SOBES
a cada grande
complemento




40.
- (EM) ILHA.
somos
sobes a lareira
sobes Santa Teresa
sobes
estação devemos
que importa o poético?




41.
POIESIS. Prática de
desnivelamento
de amor




42.
POIESIS. Em que
o da forma
se em breve
calará




43.
EU TE PASSO
e passo
livremente
de cantar




44.
EU TE AMO
naquilo
em que o teu
é a linha
e o ponto




45.
EU TE FABRICO
e não
eu te desvelo
cantares
mel e dia
do ar




46.
TE LEVARÀS
nas minhas
lacrimações
florais




47.
COM A TUA
vox
lamento a perda
da fonte mágica de
Ós




Sem comentários:

Fundo de página : Canan Oner